Battle Scenes TCG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum não-oficial sobre o primeiro TCG brasileiro de super-heróis, desenvolvido pela Copag: Battle Scenes!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Estratégias] Combos, sinergias e truques para qualquer deck

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Saibot

Saibot
Oficial
Oficial

Olá, gurizada,

Como primeiro tópico, irei expor algumas estratégias e sinergias para serem usadas nos decks. A maioria delas já está rolando por aí, mas é sempre bom frisá-las.

Antes disso, algumas dicas e posturas de gameplay:

1 - Evite "vomitar" a mão, despejando os seus preciosos Personagens em Cena. Acumule Recursos e espere o momento certo para isso, baixando entre 2 a 4 Personagens quando necessário;

2 - Personagens de Energia 3 ou 4 tendem a ser os mais eficientes em Cena. Sabe-se que uma das condições de vitória é somar 15 ou mais pontos de Energia. Se tu usares apenas personagens de Energia 4, o oponente obrigatoriamente deverá derrotar 4 Personagens (somando 16 pontos). Esse único pontinho acima de 15 é concedido se e somente se o oponente derrotar um Personagem de Energia 4 (uau!);

3 - Personagens de Energia 6 ou 8 tendem a ser finishers. Hulk é um ótimo exemplo; ele, por si só, possui uma ação ativada muito poderosa e não importa muito o que estiver carregando. Usar 1 ou 2 Hulks pode ser o suficiente, pois, se o oponente derrotar 2 Hulks, obrigatoriamente ele venceu a partida;

4 - Uma boa proporção de deck consiste em 15 a 24 Personagens, 24 a 32 Habilidades e o resto entre Cenários e Suportes. Tente usar o mínimo de Personagens para uma postura de jogo de control ou usar o máximo de Personagens para uma postura de jogo de aggro;

5 - Evite muitas Habilidades com custo 2. Use-as como bombas para finalizar o oponente. Por exemplo, 1 ou 2 Rochas são suficientes num deck, pois é complicado tu ativá-las repetidamente;

6 - Quem é melhor Coisa, Colossus ou Fanático? O Fanático é bem legal, mas a sua ação ativada custa 2, o que é lento demais. Então, Coisa ou Colossus? Pois é, a diferença de 1 ponto de Energia faz do Colossus mais rápido e versátil (se tu perderes 3 Colossus consecutivamente, o oponente ganha a partida; o mesmo acontece com 3 Coisas, mas perder 2 Colossus não é tão problemático quanto perder 2 Coisas);

7 - Pondere entre as Habilidades na hora de construir o deck. Se apenas um Personagem (3 cópias) possui Genialidade, então não use mais do que 5 cards de Habilidade desse tipo de Poder;

8 - Procure não ter cards "mortos" no deck. Todos os cards devem ter uma (ou mais) função(ões) bem definida(s). Não faça excessos. 3 Convocar Reforços pode ser demais, 1 pode ser pouco, logo use 2 deles;

9 - Prefira Habilidades a Tribos. Sim, eu sei que é uma orientação muito forte, mas a miríade de Habilidades tende a ser melhor. Nesse sentido, Homem de Ferro, Dr. Destino e Dr. Octopus são cards muito bons sozinhos, uma presença de campo em que o oponente vai ter de rebolar para sair da enrascada;

10 - Treine. Monte decks com cards comuns e faça testes. Pense na jogada se tu tivesse um card específico na mão. Simule efeitos diferentes. Jogue contra si mesmo com o mesmo deck (cada jogador compra 10 cards do mesmo deck, compra cards e tomba do mesmo deck). Fazer isso é interessante, pois, se tu venceres seguidamente, o deck é tão forte que o mill não interfere no gameplay.

Combos e Sinergias:

Proteção + Personagens com Escudo elevado: parece uma combinação irrelevante, mas um mero Colossus com duas Proteções já é duro de vencer! A forma mais óbvia de quebrar isso é com Dano Penetrante. Então, use o Colossus como chamariz de ações para atacar por outros ângulos.

Retirada Estratégica + Nick Fury/Rei do Crime/Hulk/Fantasticarro: esse é o efeito blink do Magic. Tu usas a Retirada para desencadear duas ou mais vezes uma ação permanente desencadeada, buscar (fetch) Agentes ou Capangas. Depois disso, não "vomite" todos os Agentes/Capangas; ao invés disso, coloque-os nos Recursos e use Retirada novamente. Fazer isso ponderadamente garante tempo para realizar outras estratégias. Já o Hulk é diferente: use Retirada quando o verdão estiver mal, evitando perde-lo. O mesmo funciona com Carregar para Longe e Cura Rápida. No caso do Fantasticarro, ele permite fetchs para Personagens do Quarteto.

Carregar para Longe contra Self-Mill: Battle Scenes tem um problema sério com mill (ato de tombar os cards na pilha de discartes). Sempre que estiver prestes a perder por falta de cards, use Carregar em um personagem grandão (como o Hulk) para tentar se safar.

Homem de Ferro + Arremesso Especial: o Raio Repulsor é uma ação ativada muito poderosa, ainda mais se for combinada com Arremesso. O primeiro dano é Penetrante, e o Arremesso dá +3 de dano que também será Penetrante (conforme a FAQ na Copag). Bem agressivo!

Golpe Desnorteante + Rocha: famoso combo em que tu deves usar o Golpe em um de seus próprios Personagens para dropar (descarregar) a Rocha e usá-la de novo, de novo, de novo...

Porrete + Personagens sem Agilidade: existem outras Habilidades que concedem Poderes extras para um Personagem, mas o Porrete é o mais notável, pois concede Agilidade, dá 1 de dano com Heróis (ou 2 com Vilões) e permitem o combo com Golpe Desnorteante.

Procurar Indícios + Habilidades Descarregáveis: Granada de Mão, Onda de Energia, Onda de Choque e Rocha são Habilidades Descarregáveis bastante sinérgicas com Procurar e podem garantir uma draw extra (desde que estejam na mão, claro).

Alucinação + Rocha: ou qualquer ataque pesado. Alucinação dá Escudo 0 no alvo, o que permite removê-lo em seguida com uma Rocha, por exemplo.

Demolidor + Sem Trégua: fantástico combo que pode travar um Personagem do oponente. Pense quase que como um Oblivion Ring ou Journey to Nowhere piorado do Magic.

Rei do Crime + Chantagem + Esconderijo Secreto + Sem Trégua: e, claro, alguns Capangas. Esse combo de hexproof é bem chato de ser quebrado. Para complicar ainda mais, use Sem Trégua no Demolidor também (ou Mercenário). Boa sinergia para quem curtia a antiga Superaventuras Marvel, gibi exclusivo das aventuras do Demolidor e dos heróis urbanos.

Pensar Rápido/Invenção + Mansão dos Vingadores: a Mansão dá Genialidade para qualquer Personagem dos Vingadores, inclusive o Thor, por exemplo. Ela também capacita em 1 um Personagem. Aproveite isso para fazer draws com, por exemplo, Invenção.

Poltergeist + Treinamento Mental + Falta de Recursos: sim, tu podes usar Poltergeist para acumular Recursos e baixar um grandão ou tu podes simplesmente derrotar o oponente por falta de Recursos. Treinamento Mental ajuda a capacitar nisso. Legal, não?

Cura Rápida + Rocha: ou outro card descarregável. Funciona como Carregar para Longe ou Retirada Estratégica, mas pode ser usada no early game, fazendo pressão no oponente.

Demolidor + Sabre + Contra-Ataque Afiado + Sem Trégua: combinação grande e poderosa que permite sempre causar 1 ponto de dano Penentrante via Contra-Ataque com uma ação livre do Demolidor. Sem Trégua garante o lock.

Despedaçar a Realidade + Despedaçar a Realidae + Fênix + Treinamento Mental: turno infinito. Combo de autoria de Yvan Rock (https://battlescenes.forumeiros.com/t63-deck-x-men-quero-opinioes), permite jogar indefinidamente, mas exige muitos cards para funcionar. Tem versões com a Vampira e a Mulher Invisível, o Professor X pode entrar com Pensar Rápido, o Porrete pode trazer o Golpe Desnorteante, e o Sr. Fantástico pode descarregar também. Enfim, belo combo. Finalize com Poltergeist e vença o jogo por mill.

Personagens de Destaque:

Hulk: sem dúvida, o Hulk é um dos Titãs do Magic. Grande, resistente e com uma ação ativada que dispensa qualquer coisa que carregar, o Hulk realmente esmaga! Carregue-o com o máximo de Proteção que puder, e o oponente pode pensar em conceder a partida...

Dr. Destino: também aclamado Jace, the Mind Sculptor, é um Personagem multiuso. Excelente Escudo, e a ação ativada dele é ótima, mas lembre-se de que tu só podes realizar uma ação por Personagem num mesmo turno. Por esse motivo, não acho o Dr. Destino um Jace da vida, mas, mesmo assim, é um excelente card.

Colossus: grande e forte, o mutante russo entra rapidamente em jogo e demora para sair. Dos grandões de custo médio, ele faz a diferença!

Dr. Octopus: ele é versátil, pois apresenta Elasticidade, Genialidade e Super Força, três Habilidades geralmente antagônicas. Perceba que tu podes fazer draws (Invenção), arremessar coisas (Arremesso Especial, Rocha), limpar a mesa (Onda de Choque) e virar um Personagem (Cegar). Tudo isso e ainda a ação ativada do próprio Octopus, a qual permite incapacitar quase sempre.

Vampira: entra praticamente como uma cópia de outro Personagem sob teu controle. O único defeito dela é a sua Energia 5, o que impede que seja baixada rapidamente.

Demolidor: eu curti muito o demônio em função da sinergia com Sem Trégua. Por ter uma ação livre de custo 0, Demolidor pode agir normalmente no teu turno e reagir no turno do oponente, atuando em todos os turnos de jogo.

Homem de Ferro: para mim, o melhor card (até porque vem no deck básico de Heróis). Energia na medida e uma ação ativada proativa Penetrante. Ele fornece suporte, pode ser carregado por várias coisas, permite combos e é facilmente baixado em Cena.

Rei do Crime: esse cara tem um deck próprio, então nem precisamos comentar muito. Combos com Esconderijo Secreto e Chantagem, fetch para Capangas e blink com Retirada Estratégica.

Wolverine: o já aclamado Tarmogoyf, é um Personagem poderoso, com Energia na medida e ação ativada excepcional, por ser Penetrante. As Habilidades do Poder Lâminas são todas boas, o que torna esse baixinho "melhor no que faz!".

Gavião Arqueiro: esse carinha é rápido e de baixo custo para colocar em Cena. Mas é um ótimo batedor, e a sua ação ativada é versátil, cutucando os grandões e abatendo os pequenos.

Mística: ok, ela é um alvo fácil e um ótimo chamariz, mas ela aproveita o deck adversário. Se Battle Scenes tiver sideboard, ela é 100% garantida aqui. Carregue-a com Granada de Mão para descarregar e/ou copiar algum Personagem derrotado em seguida.

Sr. Fantástico: embora a sinergia que ele oferece ao Quarteto seja interessante, a sua ação ativada simplesmente é fantástica. Permitir trocar Habilidades com a pilha de Recursos faz toda a diferença; pense os Recursos como se fossem a extensão da tua mão e verás como o Sr. Fantástico não tem esse nome por acaso.

Tem outros Personagens, mas esses, em especial, são aqueles que, de cara, me chamaram muito a atenção.

Qualquer coisa, gurizada, é só postar e comentar!

Vamos alimentar o tópico com mais combos e sinergias, explicando como funcionam!

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos