Battle Scenes TCG
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Fórum não-oficial sobre o primeiro TCG brasileiro de super-heróis, desenvolvido pela Copag: Battle Scenes!


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Torneio Oficial da COPAG - Regras???

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1Torneio Oficial da COPAG - Regras??? Empty Torneio Oficial da COPAG - Regras??? Qua Jun 18, 2014 1:09 pm

Galactus

Galactus
Vingador
Vingador

Senhores,

Haverá o primeiro torneio oficial da COPAG aqui na minha cidade, esse aí que vai acontecer dia 28/06. Considerando que a empresa não esclareceu ainda sobre como organizar o campeonato (se é por pontos, como fazer as chaves, se é melhor de 3, as regras em si...), e nem avisou ainda se vai ser pelo Battle System, alguém aí pode me dar uma luz e me dizer como faz?

Vocês veteranos aí fazem como? Tem algum software pra sortear os jogadores, planilha, sei lá, qualquer coisa? Ou vai cada um por si mesmo?

Flw!

2Torneio Oficial da COPAG - Regras??? Empty Re: Torneio Oficial da COPAG - Regras??? Qui Jun 26, 2014 8:14 am

Galactus

Galactus
Vingador
Vingador

Bom, consegui a resposta. A COPAG me enviou o documento com as regras para torneios. Olha aí:

DEFINIÇÕES DO SUÍÇO E ELIMINATÓRIO

 Número pré-determinado de rodadas.
 Dois participantes não devem se enfrentam mais que uma vez nas rodadas classificatórias.
 Na rodada 1: o emparceiramento dos confrontos é feito através de sorteio.
 Nas demais rodadas: participantes com pontuações iguais são emparceirados.
o Softwares de gerenciamento de torneios, como o de Pokémon, podem ser usados para organizar os diversos pareamentos dos torneios e administrar o ranking dos participantes.
 Para a realização do torneio, sugerimos ulitilizar o seguinte site para o pareamento dos jogadores http://challonge.com/

Definição do número de rodadas:
2 a 8 jogadores – 3 rodadas
9 a 16 jogadores – 4 rodadas
17 a 32 jogadores – 5 rodadas
33 a 64 jogadores – 6 rodadas
65 a 128 jogadores – 7 rodadas
129 ou mais jogadores – 8 rodadas

O corte para eliminatório terá no máximo 8 jogadores
2 a 8 jogadores – final (2 jogadores)
9 a 16 jogadores – semifinal e final (4 jogadores)
17 a 32 jogadores – quartas de final, semifinal e final (8 jogadores)
33 a 64 jogadores – quartas de final, semifinal e final (8 jogadores)
65 a 128 jogadores – quartas de final, semifinal e final (8 jogadores)
129 ou mais jogadores – quartas de final, semifinal e final (8 jogadores)

REGRAS PARA ORGANIZADORES
Preparação para o torneio:

- Poderá ser exigida dos participantes uma listagem prévia do deck, para conferência. São proibidas modificações nos decks durante o torneio e não é permitido o uso de sideboard (cartas que não estão listadas em seu deck e que poderiam ser utilziadas a base de troca para melhorar/aprimorar ou corrigir erros no deck listado).

- Recomenda-se que as listagens de decks sejam adotadas em torneios oficiais, com conferências de decks feitas entre todos os participantes de semi-finais ou finais (ou entre os melhores colocados, caso não ocorram semi-finais ou finais).

- Papel e caneta deve ser disponibilizado ou solicitado aos jogadores sempre que a listagem de deck for obrigatória.

- As rodadas classificatórias serão em partidas únicas, ou “melhor de um” – em que uma partida e uma vitória definem o resultado.

- Vitória instantânea: a vitória ocorre imediatamente para o jogador que atinja ou ultrapasse 15 pontos (mesmo que isso ocorra durante o turno do adversário).*

> Se ambos os jogadores atingirem ou ultrapassarem os 15 pontos ao mesmo tempo e
houver empate na pontuação, o jogo continua até que um dos jogadores tenha maior pontuação que o outro (ver desempate A, abaixo).

> Se um jogador usar algum tipo de ação cujos custos venham a nocautear seus próprios personagens e, em decorrência disso, conceda pontos ao seu adversário, poderá perder a partida se isso levar o oponente a obter 15 pontos ou mais. Nesses casos deve-se levar em conta que o pagamento do custo de uma ação ANTECEDE o efeito da ação. Por exemplo, se o oponente tiver 14 pontos e o jogador usar uma Granada de Mão de um Capanga do Rei, o descarregamento da Granada vai nocautear o Capanga e conceder imediatamente a vitória ao adversário.

> No caso de ações sem alvo que venham a nocautear diversos personagens de uma vez (Ex.: Onda de Energia), o jogador que tiver usado a ação deverá escolher uma ordem para que esse dano ocorra, nocauteando primeiro os personagens adversários e depois os que ele próprio controla. Como o jogo termina quando um jogador atinge ou ultrapassa os 15 pontos, um jogador que tiver usado uma Onda de Energia poderá optar por nocautear primeiro os personagens adversários, garantindo os 15 pontos e terminando a partida ANTES de nocautear seus próprios personagens.

- Derrota por deck: um jogador perde a partida caso seu deck tenha acabado e ele não possa comprar cards em qualquer momento do jogo que o obrigue a isso.*

- Duração de cada rodada classificatória: 35-40 minutos, com 10-15 minutos de intervalo.

> turnos finais: ao final do tempo definido para a rodada, os participantes que ainda estiverem envolvidos em partidas irão dispor de apenas mais 3 turnos para finalizar o jogo, sendo que o turno atual fica valendo como turno zero, e o turno 1 será o do jogador seguinte, e assim por diante. Se ainda assim, algum jogador não tiver atingido os 15 pontos ou perdido pelo término do próprio deck, ao final do turno 3, o jogador que tiver mais pontos será o vencedor.

> desempate A: após o término do turno 3, se houver empate em pontos entre os dois jogadores, a partida prosseguirá até que se registre acréscimo ou decréscimo de escore de algum dos jogadores, com vitória imediata do jogador com maior pontuação a partir disso. A derrota por deck também é considerada.

Um período de tempo máximo para o desempate deve ser estabelecido – por exemplo, 10 minutos. > desempate B: se, após o tempo máximo para desempate indicado acima, ainda assim o empate permanecer, o organizador poderá suspender a partida e utilizar os seguintes critérios para definir o vencedor, na ordem:
- maior número de personagens em cena;
- maior número de pontos de energia (corações) entre os personagens em cena;
- maior número de cards restantes no deck.

Finais, semi-finais, quartas de final

Em caso de empate entre os jogadores nas primeiras colocações após as rodadas classificatórias ou mesmo por definição prévia, pode-se usar o formato de eliminação simples (Mata-mata) em partidas extras, com quartas de finais, semi-finais e finais entre os 8, 4 ou 2 melhores colocados no torneio.

Partidas eliminatórias podem ser de “melhor de um” ou “melhor de três”, com limite de tempo ou tempo livre, dependendo do tempo disponível.

Cabe ao organizador definir previamente qual sistema irá utilizar no torneio, se apenas o Suíço ou se será o Suíço com Mata-mata.

Advertências (Warnings)
Recomenda-se a aplicação de advertências cumulativas e mesmo a desclassificação imediata para os jogadores que cometerem infrações e tomarem atitudes que possam perturbar o desenvolvimento pacífico dos torneios, a critério dos organizadores.

Após duas advertências no decorrer de uma partida, o jogador receberá uma derrota automática. Duas derrotas automáticas (4 advertências) desqualificam o jogador, que deverá se retirar do torneio.

Alternativa de penalização: Após duas advertências no decorrer de uma partida, o jogador sera penalizado, o personagem de menor custo ira para os premios do adversario, três advertências o jogador receberá a derrota automatica e quatro advêrtencias o jogador sera desqualificado do torneio.

Alguns critérios que justificam que se faça advertências aos jogadores em Battle Scenes:

- cards cobertos ou virados de face para baixo: quando um card de personagem ou suporte estiver em cena e os cards que ele carrega (anexados à ele) não estiverem com as características essenciais para sua identificação – ex. seus nomes, na base dos cards – plenamente visíveis.

- jogador revelar ou espionar cards de algum dos decks sem que algum card ou regra assim o permita – ex. espiar o card do fundo ou do topo do deck.

- fraude: deck construído com mais ou menos de 60 cards, ou fora dos padrões estabelecidos para tal; compras ou jogadas indevidas; etc.

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