Fórum não-oficial sobre o primeiro TCG brasileiro de super-heróis, desenvolvido pela Copag: Battle Scenes!


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Uma série de dúvidas de um iniciante...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Uma série de dúvidas de um iniciante... em Seg Jul 21, 2014 2:24 pm

RajasJP


Novato
Novato
Comecei a jogar Battle Scenes a pouco tempo. Gostei muito do jogo, mas ficaram algumas dúvidas, então peço ajuda aos colegas de fórum para alguns esclarecimentos:

1) A carta "À espreita" fala sobre "escolher um oponente". Battle Scenes pode ser jogado com mais de 2 jogadores simultaneamente? Se sim existe alguma mudança na dinâmica do jogo?

2) Na fase de preparação posso capacitar um personagem recém colocado? (Exemplo: Descarto uma carta para capacitar o personagem X, ficando com 3 cartas nos recursos. Depois coloco o personagem Y em jogo, que precisaria de 3 cartas para entrar em jogo, e utilizo a capacitação gratuita da rodada para capacitar o personagem Y.) Isso é possível?

3) É obrigatório descartar uma carta na fase de preparação?

4) Uma habilidade que se encontra na mão do jogador pode ser utilizada para habilitar um personagem ou apenas se ela estiver nos recursos?

5) O dano causado pela ação de antecipação de um personagem meu no turno de ataque do oponente reduz a defesa do oponente em meu próximo turno de ataque?

6) Um personagem que já realizou uma ação de antecipação no turno de ataque do oponente pode atacar novamente no meu turno de ataque se estiver capacitado ou sua antecipação já conta como ação do turno?

7) Se uma carta de suporte já estiver nos recursos do oponente antes da utilização de "Busca e Apreensão" ela irá para os prêmios quando "Busca e Apreensão" for jogada?

Cool Posso colocar o cenário "Garras Imoladoras" em jogo mesmo se já tiver um cenário "Garras Imoladoras" ativo, apenas para ganhar novamente o bônus?

9) Existem cartas diferentes com a denominação "Super Soco":

* Uma tem o custo de 2 para causar 4 de dano no alvo.
* Outra causa 2 de dano no alvo e o personagem pode usar uma outra ação "Super Soco" sem pagar o custo de incapacitação da ação. (Se o fizer não pode mais usar ações neste turno)

Minhas dúvidas:

a) A respeito do "Se o fizer não pode mais usar ações neste turno"... No caso de não fazer ele poderia realizar outra ação no turno? Que ação?

b) No caso de um personagem possuir os dois tipos de "Super Soco" equipados ele poderia utilizar o que causa 2 danos e depois utilizar o que causa 4 de dano sem custo?

c) No caso de um personagem possuir apenas uma carta de "Super Soco" equipada ele poderia causar 2 de dano e depois repetir os 2 de dano da mesma carta sem custo?

10) A colera enlouquecida de Hulk pode ser utilizada se não houverem personagens nos recursos do controlador?

11) Na carta "Jogar Objeto" o personagem ganha "Ataque à distância" somente relativo a esta carta ou ele pode utilizar qualquer carta de "Ataque à distância", como por exemplo "Atirador Posicionado"?

12) Não entendi a seguinte descrição na carta de Blob: "A primeira ação que cause dano em Blob em um turno causará os pontos de dano em Blob" (To até agora tentando traduzir isso... rs)


Abraço e obrigado de antemão se alguém tiver a paciência de ler e responder rs

Ver perfil do usuário

2 Re: Uma série de dúvidas de um iniciante... em Seg Jul 21, 2014 3:16 pm

DEHUMANIZER

avatar
Agente S.H.I.E.L.D.
Agente S.H.I.E.L.D.
01. escolher oponente meio que te obriga a usar o adversário como alvo da ação, pq do contrário vc pode usar em vc mesmo para obter algum benefício da ação.

02. o personagem (um) pode ser capacitado de graça ao entrar, e vc pode descartar 1 card para capacitar , com isso pegar essa carta e colocar em um outro. Naquele playmat de papel feioso que acompanha o jogo fala sobre isso, as fases e o que seria obrigatório. dê uma sacada

03. vc descarta se quiser, não é obrigatório

04. apenas recursos

05. sim reduz

06. ñ entendi

07. se estiver no recurso não, já era

08. pode, o que vc não poderia é jogar 2 cenários seguidos.

09. no caso do super soco, vc poderia usar o outro para ganhar o "bônus"

10. imagino que sim, se o controlador do hulk não tiver a tal carta, nada acontece nesse momento. e as ações são sempre feitas na ordem da descrição.

11. colocou essa carta, o personagem ganha a habilidade. pode usar qualquer outra enquanto carregar o jogar objeto

12. vc está com o blob, alguém atacou, nada aconteceu. o cara usou outra ação que cause dano, ai sim contou. de primeira não acontece nada.

espero ter ajudado, se errei em algo peço para que alguém corrija

Ver perfil do usuário

3 Re: Uma série de dúvidas de um iniciante... em Seg Jul 21, 2014 9:46 pm

Galactus

avatar
Vingador
Vingador
A resposta da 6 é:

Pode sim, ações de antecipar no turno do oponente não conta como ações no seu turno.

Ver perfil do usuário

4 Re: Uma série de dúvidas de um iniciante... em Ter Jul 22, 2014 11:02 am

RajasJP


Novato
Novato
No caso da minha pergunta 10 acredito que a resposta seja não...

Pesquisando no site do battle scenes achei isso:

"A última novidade diz respeito a uma pequena alteração na regra de uso de ações. Em Poderes Ocultos, sempre que um personagem for usar uma ação, o jogador que o controla deverá pagar TODOS os seus custos (incapacitações, carregar ou descarregar cards, etc.). Se algum dos custos de uma ação não for pago, a ação inteira será cancelada e o pagamento dos custos deverá ser desfeito pelo jogador que tiver tentado usar a ação. Isso significa, por exemplo, que você não poderá usar a ação do card Atrasar “pela metade”, pagando a incapacitação (1) de seu personagem mas não concluindo a ação por falta de cards em seus recursos. Neste caso, o personagem deverá ser capacitado de volta ao seu estágio original, e a ação não terá sido usada – todos os efeitos decorrentes do uso da ação serão também cancelados."

Acredito que isso valha para a colera enlouquecida do Hulk... Só pode usar se tiver um personagem nos recursos para ser posto como prêmio...

Ver perfil do usuário

5 Re: Uma série de dúvidas de um iniciante... em Ter Jul 22, 2014 11:23 am

Galactus

avatar
Vingador
Vingador
Não tinha visto a resposta da 10.

A resposta é sim, pode ser feito. O que acontece é que o efeito da cólera enlouquecida de pegar uma carta do recurso do oponente não é custo e sim consequência da ação. Custo é o que vêm antes do dois pontos ":".

No caso do atrasar, o texto é "Descarregue atrasar e carregue outro card: (dois pontos)".

Isso já foi muito discutido, mas afirmo pra você que pode ser feito sim.

Então, pode sair dando 9 de dano na galera aí de boas (só da uma olhadinha nos seus recursos antes).

flws =D

Ver perfil do usuário

6 Re: Uma série de dúvidas de um iniciante... em Ter Jul 22, 2014 10:23 pm

Phoenix


Vingador
Vingador
RajasJP escreveu:
1) A carta "À espreita" fala sobre "escolher um oponente". Battle Scenes pode ser jogado com mais de 2 jogadores simultaneamente? Se sim existe alguma mudança na dinâmica do jogo?
Não existem regras oficiais para isso, mas tem jogadores que jogam dessa forma com regras criadas por eles mesmos.

RajasJP escreveu:
2) Na fase de preparação posso capacitar um personagem recém colocado? (Exemplo: Descarto uma carta para capacitar o personagem X, ficando com 3 cartas nos recursos. Depois coloco o personagem Y em jogo, que precisaria de 3 cartas para entrar em jogo, e utilizo a capacitação gratuita da rodada para capacitar o personagem Y.) Isso é possível?
Sim.

RajasJP escreveu:
3) É obrigatório descartar uma carta na fase de preparação?
Não, só se você quiser.

RajasJP escreveu:
4) Uma habilidade que se encontra na mão do jogador pode ser utilizada para habilitar um personagem ou apenas se ela estiver nos recursos?
Não sei o que você quer dizer com habilitar, explique melhor.

RajasJP escreveu:
5) O dano causado pela ação de antecipação de um personagem meu no turno de ataque do oponente reduz a defesa do oponente em meu próximo turno de ataque?
Não, os escudos voltam ao normal no final de cada turno.
Por exemplo, se você causar 4 de dano na etapa de antecipação do turno do oponente em um personagem com escudo 2 ele reduzirá o escudo, e perderá 2 cards. No seu turno precisará causa 2 de dano novamente para retirar o escudo e só o dano causado além disso removerá cartas do personagem.

RajasJP escreveu:
6) Um personagem que já realizou uma ação de antecipação no turno de ataque do oponente pode atacar novamente no meu turno de ataque se estiver capacitado ou sua antecipação já conta como ação do turno?
Poderá sim usar ação novamente. A restrição é de uma ação por turno, ou seja, você pode usar uma ação no turno do oponente e uma ação no seu turno.

RajasJP escreveu:
7) Se uma carta de suporte já estiver nos recursos do oponente antes da utilização de "Busca e Apreensão" ela irá para os prêmios quando "Busca e Apreensão" for jogada?
Não, o cenário precisa estar em cena quando o suporte for destruído para ele ir para os prêmios.

RajasJP escreveu:
Cool Posso colocar o cenário "Garras Imoladoras" em jogo mesmo se já tiver um cenário "Garras Imoladoras" ativo, apenas para ganhar novamente o bônus?
Sim, pode, desde que não tenha colocado outro cenário no mesmo turno.

RajasJP escreveu:
9) Existem cartas diferentes com a denominação "Super Soco":

* Uma tem o custo de 2 para causar 4 de dano no alvo.
* Outra causa 2 de dano no alvo e o personagem pode usar uma outra ação "Super Soco" sem pagar o custo de incapacitação da ação. (Se o fizer não pode mais usar ações neste turno)

Minhas dúvidas:

a) A respeito do "Se o fizer não pode mais usar ações neste turno"... No caso de não fazer ele poderia realizar outra ação no turno? Que ação?
No caso de não fazer isso você poderá fazer outra ação no turno, mas vai precisar que alguma carta permita você fazer isso (até o momento acho que não existe nenhuma situação em que isso se aplica). A função desse trecho de texto na carta é impedir que tu possa fazer Super Socos infinitos.

RajasJP escreveu:
b) No caso de um personagem possuir os dois tipos de "Super Soco" equipados ele poderia utilizar o que causa 2 danos e depois utilizar o que causa 4 de dano sem custo?
Exato, primeiro ele incapacita o personagem em 1 para usar o Super Soco BSET (que causa 2 de dano), depois ele não precisa incapacitar para usar o Super Soco BSUM (o que causa 4 de dano). Ou seja, consegue causar 6 incapacitando apenas em 1 o personagem.

RajasJP escreveu:
c) No caso de um personagem possuir apenas uma carta de "Super Soco" equipada ele poderia causar 2 de dano e depois repetir os 2 de dano da mesma carta sem custo?
Sim, primeiro ele incapacita o personagem em 1 para usar o Super Soco BSET (que causa 2 de dano), depois ele não precisa incapacitar para usar novamente o Super Soco BSET. Ou seja, consegue causar 4 incapacitando apenas em 1 o personagem.

RajasJP escreveu:
10) A colera enlouquecida de Hulk pode ser utilizada se não houverem personagens nos recursos do controlador?
Sim, pode. Se não for possível cumprir alguma parte do efeito de uma ação ele é simplesmente ignorado. Diferente de custos da ação que precisam ser pagos senão ela não funciona.

RajasJP escreveu:
11) Na carta "Jogar Objeto" o personagem ganha "Ataque à distância" somente relativo a esta carta ou ele pode utilizar qualquer carta de "Ataque à distância", como por exemplo "Atirador Posicionado"?
Para qualquer carta. É como se o card tivesse aquele poder enquanto a carta está carregada nele.

RajasJP escreveu:
12) Não entendi a seguinte descrição na carta de Blob: "A primeira ação que cause dano em Blob em um turno causará os pontos de dano em Blob"  (To até agora tentando traduzir isso... rs)
Acho que sua confusão é porque ali onde está escrito "os pontos de dano" na verdade é "0 (zero) pontos de dano".

Ver perfil do usuário

7 Re: Uma série de dúvidas de um iniciante... em Sex Jul 25, 2014 4:00 pm

RajasJP


Novato
Novato
Valeu pessoal! Todas minhas dúvidas foram resolvidas!

Abraço!

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum